Os Filhos da Misericórdia põem-se a divulgar a Misericórdia Divina e a servir à Igreja, promovendo a dignidade humana por meio da prática constante das Obras de Misericórdia corporais e espirituais propostas por Jesus em Seu Evangelho, que são:
Obras de Misericórdia Corporais
1. Dar de comer a quem tem fome;
2. Dar de beber a quem tem sede;
3. Vestir os nus;
4. Visitar os doentes;
5. Visitar os presos;
6. Acolher os peregrinos;
7. Enterrar os mortos.
Obras de Misericórdia Espirituais
1. Dar bom conselho;
2. Corrigir os que erram;
3. Ensinar os ignorantes;
4. Suportar com paciência as fraquezas do próximo;
5. Consolar os aflitos;
6. Perdoar os que nos ofenderam;
7. Rezar pelos vivos e pelos mortos.
O Mistério Cristológico que fundamenta e permeia a vivência da Missão dos Filhos da Misericórdia na Igreja está contido nas Parábolas do Filho Pródigo e do Bom Samaritano, cujos elementos direcionam os membros do Instituto ao alvo missionário que devem continuamente buscar alcançar segundo o Carisma específico do Instituto.
Configurando-nos ao Pai Misericordioso e ao Bom Samaritano, nós, Filhos da Misericórdia, devemos ir ao encontro da humanidade sofrida e derramar, sobre as suas feridas, o azeite da Misericórdia e o vinho do Amor. Desse modo, nós não só recebemos e experimentamos a Misericórdia de Deus, mas também somos impelidos a exercitá-la com os filhos de Deus, cuidando deles com os mesmos sentimentos de Seu Coração Misericordioso.
Nosso alvo missionário, no Carisma Misericordiano, portanto, é o coração fragilizado do homem, daqueles que esqueceram, por causa do pecado, a Face amorosa de Deus, levando-os a redescobrirem o Amor Misericordioso Daquele que os salvou e remiu pela Cruz.
Para que sejamos os verdadeiros missionários da Misericórdia, agindo como o Pai Misericordioso e o Bom Samaritano, necessitamos assumir três atitudes suscitadas pelo Espírito Santo: o olhar de Misericórdia, os sentimentos de Misericórdia e as ações de Misericórdia.
A vivência e a propagação da Divina Misericórdia, no Instituto e fora dele, ocorrem pelas mais variadas formas de evangelização:
Divulgação da Devoção à Divina Misericórdia;
Catequese cristã e católica de crianças, jovens e adultos;
Pregações e formações nas paróquias e comunidades;
Promoção de grupos de oração e momentos de espiritualidade (com louvor, pregação, momentos de oração e Adoração);
Condução de retiros de espiritualidade;
Canto litúrgico em Missas e eventos religiosos;
Entronização da Imagem de Jesus Misericordioso nas casas famílias;
Promoção de eventos artístico-religiosos, como o Musical Um Canto à Misericórdia, no qual o Instituto propõe-se a alcançar os corações por meio da música, da dança e do teatro;
Entre outras.