Anualmente, o Instituto Filhos e Filhas da Misericórdia abre o Vocacional Religioso para aquelas pessoas que desejam mergulhar na aventura de descobrir se sua vocação na Igreja é a Vida Religiosa. A proposta central do Vocacional é que os participantes façam um caminho de discernimento conhecendo mais de perto o Carisma, a Espiritualidade e a Missão dos Filhos da Misericórdia, para verificarem se são chamados à vocação religiosa no Instituto Misericordiano.
O Vocacional acontece em acompanhamentos pessoais com os(as) vocacionados(as) e em encontros periódicos que abordam temas relacionados ao caminho e ao discernimento vocacional, especificamente no que diz respeito aos aspectos da Vida Consagrada. A seguir, são descritas brevemente as etapas formativas da Vida Religiosa no Instituto Filhos da Misericórdia.
Período Vocacional – O Instituto abre anualmente o Período Vocacional, a fim de atrair novas vocações, designando uma equipe de religiosos como responsáveis por essa etapa. Podem adentrar ao Período Vocacional da Vida Religiosa do Instituto pessoas com idade de, no minimo, 15 anos, batizadas na Igreja Católica Apostólica Romana e que tenham reto e sincero desejo por trilhar o caminho de descoberta vocacional.
Aspirantado – Define-se como a primeira etapa formativa do Instituto, em que os candidatos aprofundam sua experiência vocacional, estando integralmente internos nas casas comunitárias para experimentar mais de perto a Vida Religiosa Misericordiana, em atendimento ao apelo “Vinde e Vede” que Jesus lhes fez ao convidá-los para conhecer Sua morada (cf. João 1, 39).
Postulantado – Define-se como o período de provação em que o candidato passa por uma adequada preparação para o período do Noviciado, a fim de que a este seja admitido com o mínimo de maturidade necessário e considerado capaz de chegar a assumir todas as obrigações do estado religioso. A formação do Postulantado tem como finalidade levar o postulante a passar progressivamente da vida secular à Vida Religiosa do Instituto, proporcionando a ele o tempo e as condições para que rompa com o espírito do mundo.
Noviciado – Define-se como o período em que o religioso ingressa efetivamente no Instituto, por meio de rito próprio celebrado conforme a Liturgia da Igreja, no qual o irmão recebe o hábito religioso e assume um novo nome (de religião), que indica o seu programa de santificação pessoal na Vida Religiosa. Essa etapa se caracteriza fortemente pelo recolhimento e pela preparação do noviço para a Profissão dos Conselhos Evangélicos, levando-o a experimentar mais profundamente o significado do seguimento de Cristo a partir dos aspectos próprios da Vocação Misericordiana.
Profissão Religiosa – Após a vivência do Noviciado, tendo sido considerados idôneos pelo Conselho, os religiosos consagram-se a Deus realizando a Profissão Religiosa Temporária, a partir da qual assumem publicamente os Votos de Obediência, Castidade, Pobreza e Misericórdia, os quais a Igreja recebe por meio das autoridades constituídas. A Profissão Religiosa é renovável a cada ano, até chegar o período da Profissão Perpétua.
Se você sente a inquietação para ser todo de Deus e ofertar sua vida para contemplar e anunciar a Misericórdia Divina, inscreva-se no Vocacional Filhos da Misericórdia.