O Vocacional à Vida Leiga é a etapa inicial para o discernimento de um chamado à vida compromissada dentro do Carisma Filhos da Misericórdia. Por meio dele, os vocacionados terão um encontro pessoal com Jesus Misericordioso nos moldes misericordianos. O Vocacional Leigo ocorre por encontros semanais, os quais são em formato de grupo de oração e abordam temas que contemplam a formação humana e cristã-católica, a doutrina da Santa Igreja e as expressões próprias de vida leiga compromissada.
Os vocacionados são acompanhados, ao longo do período formativo, por leigos com compromissos no Instituto, que os auxiliam no processo de discernimento com o objetivo de viver bem a etapa do Vocacional.
Assumindo uma opção pela vivência do Evangelho e do espírito do Carisma, os leigos trilham um caminho de entrega e compromisso com a Vocação Filhos da Misericórdia, por meio de etapas formativas necessárias.
O processo formativo dos leigos dividem-se em Cenáculos, e cada etapa terá como objetivo: o desenvolvimento do amor a Deus e ao irmão; o crescimento da vivência católico-cristã; o exercício das virtudes rumo ao amadurecimento humano-espiritual; e a santificação pessoal e do próximo. A seguir, são descritas brevemente as etapas formativas para a Vida Leiga.
Vocacional – Com duração mínima de 1 ano, esta etapa é o primeiro contato com a Vocação Filhos da Misericórdia para um leigo que busca a vida compromissada. Sentindo-se chamado a experimentar o Carisma mais de perto e querendo trilhar o caminho misericordiano, o vocacionado deve buscar viver essa etapa no aprofundamento da fé católica, sendo auxiliado na descoberta de si, no discernimento do chamado de Deus para a Vocação Misericordiana ou outra vocação na Igreja e na escuta da Vontade de Deus.
Engajamento – Esta etapa consiste em um período de experiência e provação do leigo com o Instituto, na qual, após discernir pelo avanço no aprofundamento da vida compromissada, iniciará um caminho formativo de crescimento no conhecimento e na vivência da fé católica, na busca da maturidade humano-espiritual a partir da prática das virtudes cristãs e no discernimento da sua vocação, especificamente nos moldes do Carisma Misericordiano (duração mínima de 2 anos).
Discipulado – Esta etapa consiste em um período de formação mais intensa e aprofundada, levando o leigo a uma maior observância na busca de uma vida virtuosa e na luta para unir-se a Deus. Nesta etapa, o leigo também é conduzido a experimentar mais efetivamente o significado do seguimento a Cristo e decidir-se por Ele a partir dos aspectos próprios da Vocação Misericordiana (duração mínima de 2 anos).
Compromissado – Nessa etapa, o leigo, tendo crescido e desenvolvido-se em sua vida espiritual, comunitária e apostólica no Carisma Misericordiano ao longo do processo formativo, fará suas Primeiras Promessas no Instituto, sendo renovadas anualmente por um período de 5 anos; após esse tempo, os leigos misericordianos fazem suas Promessas Definitivas no Carisma Filhos da Misericórdia. Após as Primeiras Promessas e as Promessas Definitivas, os leigos seguem tendo formação continuada, aprofundando-se ainda mais nos variados aspectos da vida cristã e da Vocação Misericordiana, visando ao aperfeiçoamento de suas vidas e à salvação das almas, numa perene adesão ao Carisma do Instituto.